Home Aluno do CETEC ganha medalha de bronze em Olimpíada de Matemática com mais de 9 mil inscritos

O aluno do 6º ano do ensino fundamental do Colégio e Escola Técnica (CETEC) - João Pedro de Almeida Lopes, conquistou a terceira colocação na edição de 2013 da Olimpíada Canguru de Matemática, competição que reuniu mais de nove mil alunos de todo o país. O resultado foi divulgado no início de junho.
Segundo João Pedro, a inscrição foi feita quando a escola o escolheu para participar. “Eles selecionaram os melhores alunos em matemática e eu topei”, disse. O aluno ainda afirmou que não encontrou grandes dificuldades na hora de fazer prova, que aconteceu em março. “Estudei um pouco mais do que estou acostumado, mas tenho a rotina de estudar todos os dias, repassar a matéria aprendida na escola em casa”, disse.

Feliz com a conquista, que lhe garantiu um certificado, João Pedro também fez questão de ressaltar a contribuição de seus professores orientadores, Cristina Milan, César Augusto da Silva e Regina Toledo. “Eles me ajudaram muito”, disse.

Sobre a Olimpíada Canguru

Existente na França desde 1991 e em outros países desde 1993, a Olimpíada Canguru foi criada inspirada na Competição Australiana de Matemática, com o objetivo de reunir questões simples e atrativas da matéria.

As questões da prova são definidas durante um encontro com representantes dos 52 países que realizam a olimpíada. Após a reunião, os problemas sofrem pequenas adaptações para cada nação de acordo com sua cultura. Mesmo sendo uma competição mundial, a organização responsável pela prova não realiza nenhuma competição entre os países.

Entre os países participantes da Olimpíada Canguru de Matemática, estão a Alemanha, Aústria, Espanha, Estados Unidos e Canadá, entre outros.

Última atualização ( Qua, 12 de Junho de 2013 17:09 )