Espaço de comunicação direta do aluno. Acolhimento, orientação e informação, acerca de dúvidas e questões do universo acadêmico.
Diante da necessidade de atendimento das diversidades do universo
estudantil e com a proposta de integrar as dimensões psico/sociais,
surge o Pró-aluno, vinculado a Pró-Reitoria de Graduação do Centro
Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Criado em fevereiro
de 2011, tem a missão de cumprir o papel de ser um interlocutor entre as
questões que se apresentam no universo estudantil e o centro
universitário, propiciando novas formas de atendimento humanizado.
O
setor cumpre a função de mediação das questões pertinentes do universo
acadêmico, através da leitura da subjetividade das relações e da
garantia dos direitos sociais .Transcende assim o papel tradicional do
ensino superior.
Pretende-se compreender/intervir nos fatores
que interferem permanência do aluno no ensino superior, tais como:
dúvidas em relação à escolha profissional, dificuldades de aprendizagem,
período transição a um universo de estabelecimentos de novos vínculos
de amizades, mudança de cidade, distância dos familiares e
ressignificações quanto às exigências de novos valores necessários a
vida profissional.
Ao longo da sua implantação outras demandas de
atendimento se fizeram presentes. O trabalho foi se estruturando
em eixos, que atualmente norteiam as ações acadêmicas e organizacionais:
Prestar atendimento humanizado aos alunos do UNIFEB, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal, seja a nível psicológico, social e/ou pedagógico.
- Promover atendimento psicológico ao aluno com problemas de adaptação no centro universitário, relacionamento interpessoal, sofrimento psíquico, realizando encaminhamentos quando necessário;
- Prevenir e/ou diminuir situações de riscos de desistência em decorrência de condições econômicas desfavoráveis
- Orientar os alunos ao acesso a programas de bolsas oferecidas pela Instituição ou governamental.
- Viabilizar periodicamente no campus do UNIFEB ações de informação e prevenção no âmbito da saúde pública e cidadania.

- Dúvidas quanto à escolha profissional;
- Dificuldade de adaptação à universidade;
- Violações de direitos, abusos, maus tratos, violência física ou psicológica;
- Mediação de conflitos;
- Orientação professores sobre recursos cognitivos e dificuldades de aprendizagem;
- Dificuldade sócio econômica;
- Orientação em questões financeiras; Orientação para Bolsas/Programas ou financiamento estudantil
- Encaminhamentos e acompanhamento de processo de cancelamento de matrículas
- Apoio nas relações organizacionais