Home Alunos de Engenharia Elétrica do UNIFEB fazem visita técnica em Subestação da CPFL de Barretos

Como parte integrante das atividades práticas das disciplinas do 4° ano de Engenharia Elétrica do UNIFEB, especialmente aquelas relacionadas a Sistemas Elétricos de Potência, Automação e Projeto de Subestações, foi realizada no dia 27 de outubro uma atividade dirigida na Subestação de Transmissão e Distribuição de energia elétrica da CPFL que fica na cidade de Barretos, localizada em frente ao Parque do Peão.
A subestação é estrategicamente localizada para atender sistema de transmissão de energia da Região Norte do estado de São Paulo, com 10 Bay´s na tensão de 138kV que alimenta os subsistemas das cidades de Colina, Colômbia, Bebedouro, Guaíra, Barretos e São José do Rio Preto e um outro sistema constituído de um autotransformador de 42MVA-138/69kV para o sistema de 69kV que interliga com São José do Rio Preto e o Sistema de Pirangi-Jaboticabal. Esta subestação é uma importante interligação do sistema elétrico da CPFL , que é uma das maiores distribuidoras de energia, com o sistema elétrico de Furnas, uma das maiores empresas de geração de energia do Brasil.

Nessa visita técnica, sob supervisão do professor Walter Henrique Bernardelli e os técnicos de operação da CPFL, os alunos acompanharam as atividades desenvolvidas na subestação, conhecerem os equipamentos concebidos com modernas tecnologias e a verificação in loco dos equipamentos auxiliares de infraestrutura de telecomunicação e suporte de operação. Os estudantes puderam constatar na prática a importância e aplicação dos conceitos e conhecimentos adquiridos nas aulas do curso no UNIFEB. Os coordenadores do curso agradeceram ao engenheiro José Lourenço Beolchi, ao Reginaldo Gigante, ao técnico Cícero Gonçalves Avelino, e a todos os funcionários da CPFL pela colaboração e pela oportunidade da visita técnica.

Última atualização ( Qui, 01 de Novembro de 2012 16:06 )