Home Alunos do Cetec conquistam medalhas de ouro e prata em Olimpíada Brasileira de Astronomia com mais de 40 mil inscritos

Os alunos do ensino fundamental do Colégio e Escola Técnica da Fundação Educacional de Barretos (Cetec), João Pedro de Almeida Lopes do 7º ano e Jefferson Luiz Lopes Jr do 9º ano, receberam na última terça-feira, dia 28, medalhas de ouro e prata, respectivamente, conquistadas pelo desempenho na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia. Apesar da pouca idade dos alunos, eles já colecionam medalhas de outras olímpiadas de ciências. A prova contou com 42.556 participantes, entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

De acordo com a diretora do Cetec, Maria Marta Nunes de Souza Cunha, 24 alunos foram inscritos. Realizada em meados de maio, João Pedro de Almeida obteve nota 9,15 e Jefferson Luiz Lopes 8,25. Constituídas de sete perguntas de astronomia e três de astronáutica, as provas foram aplicadas de acordo com a série do aluno participante. Os conteúdos das provas contemplam o ensino fundamental e médio, sendo abordados temas como rotação, atmosfera, fases da lua, sistema solar, constelações, campo gravitacional, entre outros.

O professor de física, Dérik Martoneto, responsável pela preparação dos alunos, destaca a importância da conquista, “o colégio busca aproveitar todas as oportunidades para aumentar o interesse por esta área científica”, finalizou.

Fotos: Nivaldo Júnior.

Última atualização ( Qua, 29 de Outubro de 2014 19:38 )