Alunos do Unifeb desenvolvem braço robótico industrial
Home Alunos do Unifeb desenvolvem braço robótico industrial

Alunos do Unifeb desenvolvem braço robótico industrial

Um grupo de alunos do curso de engenharia elétrica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) está finalizando o desenvolvimento de um braço robótico industrial. Além de proporcionar aprendizado para os alunos, o desenvolvimento do equipamento, feito para integrar o laboratório prático do curso, resultou em uma grande economia à instituição, uma vez que um braço robótico industrial pode custar mais de R$ 500 mil e o braço desenvolvido pelo grupo custou cerca de R$ 10 mil.

De acordo com o professor que está orientando o grupo no desenvolvimento do braço, Marcos Nepomuceno, o equipamento tem cinco graus de liberdade, ou seja, pode fazer cinco diferentes movimentos simultâneos em um processo de produção industrial e foi construído em três fases, sendo a parte mecânica, eletroeletrônica e agora está em finalização dos softwares. Todas as peças e softwares necessários para a preparação do equipamento foram desenvolvidas pelos alunos, que utilizaram aço e atuadores elétricos como principal matéria prima. “Na indústria, o braço pode ser utilizado no setor de pintura, solda, linha de montagem, transporte de carga, entre outras áreas”, destaca o professor. No Unifeb, o equipamento ficará a disposição de professores e alunos, “o braço robótico deverá ser utilizado, especialmente, em aulas sobre automação, controle e robótica. É mais um equipamento para contribuir no processo de aprendizagem dos alunos” finaliza Marcos Nepomuceno.

Fotos em anexo: Nivaldo Júnior.
Última atualização ( Sex, 24 de Outubro de 2014 19:28 )