Home Alunos do Unifeb reciclam peças e desenvolvem mini camionete equipada com som de alta potência

Uma mini camionete equipada com uma carretinha de som de alta potência e movida a controle remoto tem chamado a atenção de universitários e populares de Barretos e Região. Feita por um grupo de alunos do curso de engenharia elétrica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), como projeto de extensão, 90% das peças e materiais utilizados na confecção foram reciclados. A engenharia aplicada pelos alunos resultou num projeto de alta performance sonora, luminosa com baixa quantidade de energia.

A confecção da camionete teve duração de cerca de quatro meses e custou cerca de R$ 400. De acordo com o idealizador do projeto, Rafael Nicolino Tosta, estudante do 4º no de engenharia elétrica, o curto prazo para a construção da camionete só foi possível porque cada membro do grupo ajudou na área que tem maior afinidade, “a partir do momento que você gosta do que está fazendo, o seu envolvimento é bem maior”, disse.

O estudante Luiz Ricardo Sciarra explicou que a camionete foi desenvolvida com um motor de moto elétrica infantil, o que possibilita carregar mais de 30 kilos, “abusamos do torque para que ela carregasse o som”, disse. Entre as peças utilizadas estão motor de vidro elétrico que é responsável pela direção da camionete, bateria de motocicleta, chassi de madeira, entre outros. Já para a confecção do som foram utilizados 32 alto-falantes de 2,5 polegadas de 4 watts cada, duas baterias de alarme, módulo amplificador de 200w rms, circuito estroboscópico e um leitor de pendrive. O grupo ainda não mediu os decibéis, mas garante que o som emitido pode ser utilizado em grandes eventos. Os alunos responsáveis pelo projeto, Gerson José Miranda, Luiz Ricardo Sciarra, Paulo Eduardo Sciarra, Rafael Nicolino Tosta e Vitor Cesar da Silva, já apresentaram a camionete em um evento tecnológico promovido pela instituição e também devem apresentá-la nas cidades de Taiaçu, Guaíra e Miguelópolis.

O professor do curso, Walter Henrique Bernardelli, destacou a ousadia do grupo e importância da realização de projetos extracurriculares “por iniciativa própria, eles estão aprendendo na prática e motivando os demais colegas do curso, e é isso que a instituição fomenta a todo momento”, destacou.

Fotos: Nivaldo Júnior.
Última atualização ( Sex, 28 de Novembro de 2014 20:11 )