Home Arena da Ciência: Aberto nesta sexta-feira, espaço reúne cerca de 50 experimentos de ciência durante a Festa do Peão de Barretos

Aberto oficialmente na manhã desta sexta-feira (22/08), no Rancho do Peãozinho do Parque do Peão de Barretos, o espaço Arena da Ciência reúne cerca de 50 experimentos de ciência durante a 59ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Professores e centenas de crianças participaram da abertura oficial que contou com apresentação da orquestra Bate Lata, da prefeitura de Bebedouro.

Fruto de uma parceria entre o Instituto Superior de Educação da Fundação Educacional de Barretos (ISE), Os Independentes e Prefeitura Municipal de Barretos, o espaço oferece atividades divertidas nas áreas de matemática, física, educação física, pedagogia, biologia e química. De acordo com a diretora do ISE – Ana Leonor Junqueira Franco, alunos e professores do ISE estão envolvidos na ação com o intuito de proporcionar aprendizado de forma divertida, “todas as atividades envolvem ciência, porém numa apresentação mágica, de fácil entendimento”, destaca. Ainda de acordo com Ana Leonor, em 2013 o espaço recebeu cerca de 9 mil visitas, sendo 8 mil alunos e mil professores.

Todas as áreas trabalhadas no espaço Arena da Ciência contam com novidades para público do evento deste ano. No espaço de pedagogia os visitantes aprendem a fazer esculturas com bexigas, pipas e cata-ventos e em área próxima ao espaço os alunos do curso de pedagogia realizam a contação de histórias da literatura infantil para crianças e adolescentes. No ambiente dedicado à matemática é possível brincar com jogos de raciocínio lógico e de concentração, além de testar o conhecimento com operações da área. No espaço da física há diversos equipamentos e experimentos que auxiliam o entendimento de leis da física, como geradores de energia, conjunto de espelhos planos e côncavos, globo de plasma, planetário entre outros. Já no espaço dedicado à educação física, são trabalhadas as habilidades motoras dos visitantes. No ambiente da biologia há exposição de terrário mostrando o ecossistema terrestre, maquetes de células vegetal, animal e bacteriana, coleções zoológicas de vertebrados e invertebrados, além de atividades que realizam a extração do DNA de células vegetais, como de um tomate, e também microscópio para observação de bactérias vivas, e no espaço dedicado à química, há experimentos como o espelho de prata, fruto de uma reação onde há redução de íons de prata metálica, produzindo uma superfície espelhada, uma reação como o traffic light, conhecido como “semáforo” pela mudança de cor da solução, o nitrato de celulose também conhecido como “arma de algodão”, material que queima a uma temperatura mais baixa que a pólvora mas que produz várias vezes a quantidade de gás deixando praticamente nenhum resíduo e pouca fumaça, entre outros experimentos. Ao todo o espaço reúne e oferece cerca de 50 experimentos para o público da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

A Arena da Ciência está localizada no Rancho do Peãozinho do Parque do Peão de Barretos e funcionará diariamente até 31 de agosto, das 09 às 17h.

Fotos em anexo: Talita Costa.

Última atualização ( Ter, 26 de Agosto de 2014 14:35 )