Arena da Ciência aposta em brincadeiras para ensinar exatas ao público da Festa do Peão de Barretos
Home Arena da Ciência aposta em brincadeiras para ensinar exatas ao público da Festa do Peão de Barretos

Arena da Ciência aposta em brincadeiras para ensinar exatas ao público da Festa do Peão de Barretos

E-mail Imprimir PDF
Localizado no Rancho do Peãozinho do Parque do Peão de Barretos, o espaço Arena da Ciência encontrou em atividades divertidas e também brincadeiras, um jeito para tornar as ciências exatas mais atraentes para crianças e adolescentes durante a 59ª Festa do Peão de Barretos. Fruto de uma parceria entre o Instituto Superior de Educação da Fundação Educacional de Barretos (ISE – UNIFEB), Os Independentes e Secretaria da Educação da Prefeitura de Barretos, a proposta é envolver o público presente ensinando sobre matemática, física e química.

Professores desmistificam a matemática com técnicas de resolução de problemas e operações como adição e subtração por meio do Jogo da Tartaruga, por exemplo. Jogos de dados e números fixados em um mural também auxiliam a proposta das operações básicas. Com uma série de equipamentos, maquetes e protótipos como: conjunto de imãs, gerador Van de Graaff – equipamento que provoca o levantamento dos cabelos de quem o toca, modelo planetário, globo de plasma, pião com bolinhas de gude entre outros, professores mostram aos presentes a utilidade em aprender física. Já na área de química, os experimentos são estrategicamente utilizados. Nesse espaço, os presentes aprendem principalmente quais reações químicas acontecem com a mistura de soluções, com exemplos de mudança de cor, de estado físico, ou até mesmo explosão, como acontece com a queima de um algodão “especial”, com o espelho de prata, fruto de uma reação onde há redução de íons de prata metálica produzindo uma superfície espelhada e com o traffic light, conhecido como “semáforo” pelas mudanças de cores da solução, por exemplo. Outras áreas como biologia, pedagogia e educação física também são trabalhadas no local.

Para a diretora do ISE e uma das pessoas responsáveis pelo espaço – Ana Leonor Junqueira Franco o ambiente e os experimentos instigam as crianças e adolescentes a buscarem novos conhecimentos, “é uma forma de motivar o gosto pela ciência”, destacou.
 
A Arena da Ciência está localizada no Rancho do Peãozinho do Parque do Peão de Barretos e funcionará diariamente até 31 de agosto, das 09 às 17h.
 


Fonte: Cia. da Mensagem
Última atualização ( Qua, 27 de Agosto de 2014 12:56 )