Arena da Ciência: Ilusão de ótica encanta público no Rancho do Peãozinho
Home Arena da Ciência: Ilusão de ótica encanta público no Rancho do Peãozinho

Arena da Ciência: Ilusão de ótica encanta público no Rancho do Peãozinho

A ilusão de ótica tem encantado o público que passa pela Arena da Ciência, localizada no Rancho do Peãozinho, durante a 57ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Além de várias opções de figuras que causam a ilusão de ótica, o espaço dedicado à Física na Arena da Ciência, conta com um aparelho que mostra em seu topo um porquinho, mas a imagem em 3D é pura ilusão de ótica.

Localizado na Arena da Ciência, o aparelho tem causado curiosidade nos visitantes que tentam tocar no porquinho, mas não conseguem. O aparelho é formado por dois espelhos côncavos, sendo um deles com uma abertura frontal e um porquinho na parte inferior dos espelhos. Outro experimento de efeito ótico que tem chamado a atenção é o Jogo de Espelhos. Dois espelhos planos colocados um na frente do outro geram imagens infinitas de quem se posiciona entre eles.

Além desses experimentos, há geradores elétricos manuais, lâmpadas que acendem devido a energia solar, o famoso disco de Newtow que é um disco colorido que ao receber força fica de uma cor só, no caso branca. Tem também várias demonstrações de energia magnética com a utilização de imãs. Outro experimento interessante é o gerador de Van-der-Graff em que ao tocá-lo o cabelo da pessoa arrepia.

De acordo com a professora de Física do Unifeb, Jacyana Saraiva, “neste espaço os alunos podem vivenciar os fenômenos físicos que acontecem no cotidiano sem se prejudicarem”. “O contato com esses experimentos, desperta no estudante o interesse, a vontade de aprender mais”, completa.

Sobre a Arena da Ciência

A Arena da Ciência existe desde 2011, no Rancho do Peãozinho, e é fruto de parceria entre o Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), Os Independentes e Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. No local, é possível aprender, de forma lúdica, sobre biologia, educação física, matemática, pedagogia e química, áreas correspondentes aos cursos do Instituto Superior de Educação do UNIFEB -responsável pela coordenação da Arena. Durante a 57ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos o espaço funcionará até o dia 26 de agosto, das 09 às 16h30 no Rancho do Peãozinho, localizado dentro do Parque do Peão

Fotos em anexo. Crédito para Nivaldo Gomes.

Última atualização ( Qui, 23 de Agosto de 2012 15:00 )