Demonstrações estimulam aprendizado na Arena da Ciência
Home Demonstrações estimulam aprendizado na Arena da Ciência

Demonstrações estimulam aprendizado na Arena da Ciência

“A intenção não é atender ao currículo das pessoas que passam pelo local, mas fazer com que cada visitante saia pensando em ciência”. A afirmação é da professora de química e diretora do Instituto Superior de Educação do UNIFEB – Ana Leonor Santos Junqueira Franco, que coordena a Arena da Ciência, espaço voltado para experiências científicas durante a 57ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.
O espaço tem estimulado o aprendizado através de experimentos e demonstrações diferenciadas das áreas de biologia, química, física, matemática, pedagogia e educação física. Entre as opções, há experimentos onde os visitantes podem interagir com os fenômenos naturais como a eletricidade e ilusão de ótica. Os visitantes podem realizar coloração de bactérias, aprender sobre o desenvolvimento embrionário de aves, participar de desafios de matemática, aprender sobre processos de corrosão ou até mesmo realizar atividades físicas.

Aberta oficialmente na última sexta-feira, dia 17, a Arena da Ciência tem recebido, diariamente, grande público, além de turistas e visitantes. São alunos de escolas municipais, estaduais, particulares e integrantes de projetos sociais de Barretos e também da região. No espaço de cada área da Arena da Ciência, o visitante é acompanhado por um professor, que por ser tão receptivo com os visitantes, garante uma grande participação nas demonstrações.

Segundo a coordenadora Ana Leonor, a grande recompensa é ver o olhar e o jeito surpreso das pessoas que assistem as experiências e logo pedem a explicação da ação. A Arena da Ciência está localizada no Rancho do Peãozinho, dentro do Parque do Peão, e conta com dezenas de experimentos curiosos, exposições, desafios e outras atrações.

Foto: Crédito: Nivaldo Gomes.

Última atualização ( Seg, 20 de Agosto de 2012 20:29 )