Home Evento apresenta técnicas e pesquisas em prol do bem estar de animais de esporte

O I Congresso Internacional de Bem Estar em Animais de Esporte: Equestre e Rodeio, realizado na última segunda-feira, dia 10, por iniciativa do Grupo de Fomento e Estudo da Bovinocultura - (FEBOVI), formado por professores e alunos do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), abordou diversos temas relacionados ao assunto, apresentando técnicas e pesquisas científicas em benefício do bem estar animal.
O evento foi prestigiado por cerca de 400 pesssoas, sendo estudantes, integrantes de companhias de rodeio, profissionais do rodeio, profissionais liberais, entre outros. Professores do curso de zootecnia do UNIFEB, representantes de Os Independentes, Paulo Estevão Cruvinel da EMBRAPA, diretor geral do Hospital de Câncer de Barretos – Henrique Prata e também autoridades políticas, como o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Engenheiro Agrônomo João Amadeu Giachetto e deputado Milton Monti, prestigiaram o evento.

A programação foi aberta pelo professor de bem-estar e comportamento animal da Universidade de Cagary – Canadá – Dr. Edward Pajor que tratou sobre o comportamento e a importância do sentimento (positivo) dos animais, observando situações e condições a que são submetidos. Ele falou também sobre o comportamento de antecipação deles. “Precisamos conhecer os animais e tratá-los bem”, disse. O professor da Unesp/Jaboticabal – Dr. Antonio de Queiroz Neto, abordou o tema Fisiologia do Exercício em Animais, destacando importantes ações como a prevenção de injúrias com treinamento adequado, seleção genética, nutrição e manejo. Segundo ele, o exercício em si altera o animal temporariamente, porém ele feito de maneira coordenada e planejada levará a alterações adaptativas, o que diminui o risco de lesão do animal. Já o palestrante Dr. José Correa de Lacerda Neto "Juca", também da Unesp, falou sobre Parâmetros Usados para Avaliar o Equino Atleta em Provas de Enduro. Ele abordou aspectos técnicos com relação ao perfil, inclusive genético, de cavalos de diversas raças, uma vez que são utilizados em provas de resistência e precisam de velocidade e força, “O perfil dos cavalos de enduro tem se modificado nos últimos 10 anos”, enfatizou. Finalizando a sessão de palestras, o presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da PRCA – (Professional Rodeo Cowboys Association, EUA) – Dr. Douglas Corey tratou sobre Bem-Estar em Animais de Rodeio, apresentando diversas práticas para a proteção dos animais em rodeios sancionados pela PRCA.

O evento foi encerrado com a realização de mesa redonda, moderada pelo professor da Unesp de Jaboticabal – Dr. Mateus Paranhos da Costa, com a participação dos palestrantes do evento, além da médica veterinária – Lilian D’Almeida Contijo e da representante da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) - Dra. Rosangela Ribeiro. Na oportunidade diversas situações foram levantadas pelo público presente, desde o bem estar de animais de esporte, como os utilizados na lida. Rosângela disse que a questão científica pode aproximar a discussão entre as associações de defesa animal, com profissionais e organizadores de rodeio, falou também do trabalho sobre a fiscalização de eventos de todos os portes. “É preciso melhorar os mecanismos de fiscalização. Temos que pensar em fazer auditoria de bem estar, com autonomia e conhecimento”, disse.

Para a pró-reitora do UNIFEB – Sissi Kawai Marcos, “o envolvimento da instituição de ensino neste evento tem o intuito de fortalecer e incentivar pesquisas e estudos da área para que empresários, associações e sociedade sejam beneficiadas”, disse.

Idealizadora do Febovi e professora do UNIFEB – Maira Mattar avaliou o evento como um marco dentro do estudo do bem estar animal, “Conseguimos fazer com que todos raciocinassem em uma só direção: a do desenvolvimento para melhor qualidade de vida dos animais de esporte”, disse.

Mais informações no www.unifeb.edu.br .

Fotos: Crédito para Nivaldo Junior.

Última atualização ( Ter, 11 de Junho de 2013 16:02 )