Home Feira de Maquetes e Protótipos do UNFEB reúne projetos com foco na sustentabilidade e acessibilidade

Quem visitou a Feira de Maquetes e Protótipos realizada pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), na última sexta-feira, dia 24, pode ver projetos tecnológicos desenvolvidos em prol da sustentabilidade e acessibilidade. A Eco Bike, o Sensor para Deficiente Visual e a Lombada que Gera Energia Elétrica foram alguns dos destaques
Cerca 200 trabalhos produzidos por aproximadamente 400 alunos dos cursos das engenharias de produção, mecânica e química da instituição, foram expostos na Estação Cultural Placidino Alves Gonçalves. Havia maquetes de usinas, plataformas petrolíferas, trocador de calor, protótipos de descontaminação de água, tinta ecológica, tinta que muda de cor conforme a umidade, entre outros projetos. Alguns dos projetos criativos que também chamaram muito a atenção do público foram a Eco Bike - uma tricicleta movida a bateria e feita para portadores de necessidades especiais, a Lombada que gera energia conforme o impacto, seja pela passagem de pedestres ou até mesmo de carros, e um sensor adaptado em um cinto para auxiliar portadores de deficiência visual a localizarem objetos durante seus percursos. Segundo Mikael Henrique Hoffman, aluno integrante do grupo que produziu o sensor para portadores de deficiência, a intenção é proporcionar mais independência às pessoas, “Desenvolvemos o projeto pensando no bem-estar destas pessoas”, disse.

Segundo um dos coordenadores do evento, professor Antônio Marangoni, os projetos expostos foram confeccionados no período de 6 meses a 2 anos e neste período os alunos desenvolvem diversas habilidades. “É o momento em que eles colocam suas ideias em prática, aprendem a trabalhar em equipe e cumprir cronogramas, além disso, muitos destes projetos são apresentados em Feiras de Profissões e também transformados em trabalhos científicos”, afirmou. Ainda segundo Marangoni, a Feira de Maquetes e Protótipos do UNIFEB será apresentada no XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, que será realizada em setembro, em Gramado – RS.

Fotos:  Crédito para Nivaldo Junior.

Última atualização ( Ter, 28 de Maio de 2013 15:36 )