Idosos contam histórias da literatura infantil no Parque do Peão
Home Idosos contam histórias da literatura infantil no Parque do Peão

Idosos contam histórias da literatura infantil no Parque do Peão

Nos dias 26 e 27 de agosto, turistas e visitantes que passarem pelo Mini Centro Cultural, ambiente anexo à Arena da Ciência instalada no Rancho do Peãozinho do Parque do Peão de Barretos, poderão prestigiar a contação de histórias de clássicos da literatura infantil feita por um grupo de idosos do curso de extensão – Unifeb Aberto a Melhor Idade. O espaço voltado para a área da pedagogia integra o projeto Arena da Ciência e busca incentivar a leitura e formar novos leitores.

De 22 a 31 de agosto, os alunos do curso de pedagogia do Instituto Superior de Educação da Fundação Educacional de Barretos são os responsáveis pela contação de histórias, porém em 26 e 27 de agosto o grupo de idosos, que já é contador de histórias e já realiza o trabalho em outras entidades de Barretos, dão o tom especial no imaginário das crianças. Caracterizados com as roupas dos personagens de cada conto, a contação tem duração média de 15 minutos e contempla livros da literatura infantil como Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Casamento da Dona Baratinha, O Gato de Botas, entre outros.

Norma Abdala Tomé Arienti, 82 anos, diz sentir-se honrada pelo trabalho no Rancho do Peãozinho. Ela revela que a contação de histórias também despertou a paixão que tinha pelo teatro, “fiz teatro durante 16 anos e a contação de histórias resgatou em mim esta sementinha que estava adormecida”, disse.

Já para a aluna do curso de pedagogia – Ana Paula Ferreira, a atividade orienta os alunos do curso em relação ao nível de interpretação de cada criança que passa pelo local e incentiva pais e professores à praticar a leitura, “Infelizmente o Brasil está entre os países que menos se lê, por isso precisamos formar novos leitores”, destacou.

Espaço da Pedagogia busca socializar visitantes do Rancho do Peãozinho

Com oficinas de esculturas de bexigas, confecção de flores, cata-ventos e pipas, a área destinada à pedagogia na Arena da Ciência trabalha a coordenação motora, concentração, noção de espaço e principalmente a socialização do público que prestigia o local.

Fruto de uma parceria entre o Instituto Superior de Educação da Fundação Educacional de Barretos (ISE), Os Independentes e Prefeitura Municipal de Barretos, o espaço funcionará diariamente até 31 de agosto, das 09 às 17h, oferecendo atividades divertidas nas áreas de matemática, física, educação física, pedagogia, biologia e química.

Fotos: Nivaldo Júnior

Última atualização ( Qui, 28 de Agosto de 2014 13:26 )