Inauguração de Totem finaliza comemorações ao cinquentenário da FEB
Home Inauguração de Totem finaliza comemorações ao cinquentenário da FEB

Inauguração de Totem finaliza comemorações ao cinquentenário da FEB

E-mail Imprimir PDF
Reitor, ex-alunos e autoridades destacam importância da instituição para o desenvolvimento de Barretos e região
A inauguração de um Totem em frente ao Teatro Jorge Andrade, finalizou na manhã desta quinta-feira, dia 4, as comemorações alusivas ao cinquentenário da Fundação Educacional de Barretos, hoje Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), celebrado em 25 de agosto. Reitor, pró-reitores, funcionários da instituição, alunos, ex-alunos e autoridades locais prestigiaram a solenidade.

Desde 2013 a instituição realizou ações em comemoração à data, inclusive concurso cultural de alcance nacional para escolha de selo comemorativo, eleição para destacar os Professores Mais Lembrados, exposição histórica, resgate de torneio esportivo, suplemento jornalístico com personagens históricos e profissionais que dedicaram suas vidas à instituição e construção de totem, viabilizado por ex-alunos da FEB a fim de marcar a trajetória da instituição. Com 2 metros de altura, o monumento é hexagonal e eleva os três elementos nobres da engenharia, sendo a madeira, o aço e o concreto, numa homenagem à engenharia civil, curso âncora da instituição, implantado em 1966. Galerias de reitores e ex-alunos apoiadores do monumento, também compõem a obra.

Na oportunidade o reitor do Unifeb – Reginaldo da Silva destacou a importância da instituição para o desenvolvimento de Barretos e região, ressaltando a visão estratégica do então prefeito João Batista da Rocha e também vereadores da época que aprovaram o projeto de lei que autorizou a criação da instituição, “ eles sabiam que a perda da juventude barretense e de nossa região para outras cidades em busca de estudo significava o enfraquecimento da nossa economia, nenhuma cidade se desenvolve sem a juventude. Hoje podemos constatar, ao formar mais de 15 mil profissionais, que os objetivos foram atingidos, pois seguramente a FEB representou e representa um impacto muito grande no desenvolvimento da nossa região”, disse.

Representando ex-alunos da instituição Joseli Nogueira Lelis – presidente da ABEAA (Associação Barretense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Barretos), formado há 35 anos, lembrou dos momentos vividos na instituição, destacou a importância da realização de eventos tradicionais e revelou a intenção de formar uma associação para ex-alunos.

Já o prefeito de Barretos – Guilherme Henrique Ávila lembrou da aprovação de lei que definiu a natureza jurídica da FEB em instituição privada, “tenho orgulho de ter feito parte da aprovação de lei que deu autonomia de crescimento ao Unifeb, que retirou o viés político com que era tratado e que proporciona hoje a instituição a caminhar com as próprias pernas, a ter gestão escolhida pela própria comunidade acadêmica”, destacou Guilherme Ávila.

Ainda durante a solenidade, o Unifeb recebeu dos presentes documentos e objetos que foram inseridos no interior do Totem e que serão revelados daqui a 25 anos, quando a instituição celebrar seu Jubileu de Diamante.



 


Foto em anexo: Nivaldo Júnior.

Fonte: Cia. da Mensagem
Última atualização ( Qui, 04 de Setembro de 2014 19:31 )