CPA
Home Institucional CPA
E-mail Imprimir PDF

 


 

O que é a CPA ?


A CPA é a uma comissão própria de avaliação. Regida por Regimento Interno Próprio, onde constam as suas atribuições e sua forma de funcionamento, e segue um Projeto, ambos submetidos e aprovados no Conselho Universitário. A coleta, análise e interpretação dos dados realizados pela CPA culminam na construção de relatórios de avaliação do UNIFEB, que contemplam ações propostas para solução de eventuais problemas detectados e são enviados aos órgãos competentes internos (UNIFEB) e externos (CONAES). Cabe aos órgãos competentes internos do UNIFEB as devidas providências em relação às ações, alterações e ajustes sugeridos.
 
 
Onde fica a CPA ?
A CPA conta com espaço próprio para suas atividades, o qual está disponível para acesso de toda a comunidade, em horários pré-estabelecidos. Localizado ao lado do NAPe, próximo a cantina central e ao banco.
 
 
Como posso participar das avaliações ?
Sempre que uma avaliação vai ser instalada na instituição ocorre uma divulgação, informando onde, como e até qual período devem ser preenchidos os questionários. Porém, não é preciso aguardar um momento de avaliação para participar da CPA. Estamos abertos a sugestões constantemente. Você pode se dirigir a nossa sala ou entrar em contato por e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). É sempre muito bom ter sua colaboração.
 
 
Atribuições da CPA:
As atribuições desta Comissão se norteiam pelo objetivo de condução dos processos de avaliação internos e externos referentes a essa IES, sistematização das informações e prestação dessas aos órgãos competentes.

O processo da Avaliação Institucional constitui-se em estudo, realizado por meios de questionários, reuniões com grupos representantes dos diversos setores, pesquisas diretas e debates entre os membros da CPA e os docentes, discentes e corpo técnico-administrativo da UNIFEB, a fim de identificar as fragilidades e potencialidades da IES. As avaliações abordam todos os seguimentos do UNIFEB para verificar quanto ao cumprimento de sua missão e o plano de desenvolvimento institucional, da política para o ensino de graduação e pós-graduação, extensão e as respectivas formas de operacionalização, da responsabilidade social da instituição, comunicação com a sociedade, as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, a organização e gestão da instituição, a infraestrutura física, o planejamento e avaliação, as políticas de atendimento aos estudantes, a sustentabilidade financeira, a avaliação de cursos e avaliação de desempenho dos estudantes e sua influência nas ações institucionais.

Os avanços e as deficiências encontradas no UNIFEB, por meio das avaliações, permitem aos órgãos de decisão saber o que pode e deve ser mantido, o que precisa ser aperfeiçoado, o que se faz necessário mudar, a fim de possibilitar o planejamento e desenvolvimento de estratégias, propondo melhorias e estabelecendo metas necessárias a serem desenvolvidas.
 
 
Principais objetivos da CPA:
- Implantar e coordenar um processo contínuo de avaliação;

- Colaborar para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão auxiliando no o crescimento institucional de forma contínua e planejada;

- Propiciar à comunidade acadêmica a autoconsciência de suas potencialidades, fragilidades e desafios;

- Colaborar para a transparência da Instituição como um todo, em seus diversos níveis;

- Refletir sobre as causas das dificuldades e facilidades identificadas;

- Propor mudanças no desenvolvimento de ações acadêmicas, de pesquisa, extensão e de gestão para garantir a melhoria da qualidade dos cursos e da instituição, contribuindo para o aperfeiçoamento do PDI;
 
 
Desafios:
Vencer a resistência e reverter a visão da comunidade da avaliação como ação pontual e não contínua. Cumprir seus objetivos com êxito, apoio e participação de todos os envolvidos (docentes, discentes, corpo técnico-administrativo e público externo).
 
 
Documentos da CPA:
Conheça um pouquinho mais da nossa história e quem somos através destes documentos:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Última atualização ( Ter, 29 de Novembro de 2016 19:22 )