ISE promove III Simpósio de Genética
Home ISE promove III Simpósio de Genética

ISE promove III Simpósio de Genética

O III Simpósio de Genética realizado pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Superior de Educação ocorreu nos dias 6 e 7 de junho com a participação de renomados pesquisadores que abordaram assuntos atuais da área de genética.
Além dos alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas, outros cursos como Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Agronomia e Zootecnia participaram do evento. No dia 6 de junho os discentes apresentaram trabalhos científicos realizados por eles. A Drª. Andrea Basso, doutora em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo-USP, diretora e proprietária da empresa In Vitro Brasil, empresa que trabalha com produção e criopreservação de embriões bovinos, ovinos e equinos produzidos in vitro e clonagem animal, falou sobre atualidades em marcadores moleculares na pecuária. O Prof. Dr. Henrique César Santejo Silveira, pesquisador do Centro de Oncologia Molecular do Hospital de Câncer de Barretos, proferiu palestra sobre a contribuição da genética e da biologia molecular na elucidação de respostas relacionadas a processos carcinogênicos consequentes da interação dos seres humanos a determinados fatores ambientais.

A Drª. Beatriz Junqueira de Aquino, bióloga e perita judicial e doutoranda no Laboratório de Biologia Molecular do Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP, mostrou que a genética e a biologia forense são campos em constante transformação, sendo responsáveis por revolucionar a investigação criminal, tanto no Brasil quanto no mundo.

A Profª. Drª. Renata Camacho Miziara, doutora em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e professora da disciplina de Genética do UNIFEB, comentou sobre o campo da genética que estuda os cromossomos, sua estrutura, composição e papel na evolução e no desenvolvimento de doenças.

Professores do curso prestigiaram o evento e elogiaram a iniciativa que já é um marco da Licenciatura em Ciências Biológicas – ISE.

Segundo a professora Patrícia Amoroso de Andrade o Simpósio é um meio de promover discussões sobre temas relevantes da genética e relacionar com pesquisadores da área. É, também, uma oportunidade para os alunos se informarem sobre assuntos atuais que fazem parte dos conteúdos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

A diretora do Instituto Superior de Educação e responsável pelas seis licenciaturas do UNIFEB, professora Ana Leonor Santos Junqueira Franco, elogiou e destacou a importância da iniciativa, “esta ação desenvolve o senso crítico, socializa conhecimentos, estimula a capacidade de argumentação, liderança e integração entre os alunos”, disse.

Última atualização ( Ter, 11 de Junho de 2013 17:30 )