Home Programas de incentivo podem cobrir até 100% das mensalidades para cursos de licenciatura do UNIFEB

Instituto Superior de Educação (ISE) já formou cerca de 2000 profissionais, que atuam nas redes pública e privada de ensino. Entre as licenciaturas oferecidas estão as de Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia.

Existente desde 1969, o Instituto Superior de Educação (ISE), participa dos programas de incentivo estaduais Escola da Família e Residência Educacional, alternativas que podem cobrir totalmente os custos dos alunos das licenciaturas oferecidas pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Além dos programas, a instituição também oferece descontos para os pagamentos feitos com pontualidade.
De acordo com a diretora do ISE, Ana Leonor Santos Junqueira Franco, atualmente a instituição conta com os cursos de licenciaturas nas áreas de Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas, Educação Física e Pedagogia, todos reconhecidos pelo Conselho Estadual da Educação (CEE). No caso da licenciatura em Pedagogia, o UNIFEB é a única instituição com o reconhecimento no curso na modalidade presencial em Barretos.

Entre os objetivos do ISE, citados pela diretora do instituto, estão a formação de profissionais nas áreas do ensino fundamental e médio comprometidos com a docência e com o uso da educação como um instrumento de transformação social. Ainda segundo Ana Leonor, os alunos formados pelo ISE podem atuar na rede pública e na rede privada de educação e posteriormente no ensino superior. “Temos muitos docentes no UNIFEB que já estudaram no ISE, nós sempre orientamos nossos alunos sobre a formação continuada e de estudos de pós-graduação”, afirmou.

Os projetos pedagógicos das licenciaturas contemplam um total de 3120 horas de integralização curricular nos cursos de Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas e Educação Física e 3200 horas em Pedagogia. Ana Leonor afirma que todas as grades foram montadas com a intenção de preparar o aluno para um aprendizado crítico e reflexivo das disciplinas específicas de cada licenciatura.

Para ingressar em um dos cursos de licenciaturas do ISE, o interessado deve ter completado o ensino médio e participar do processo seletivo do UNIFEB, que abre suas inscrições a partir de 1º de agosto, com prova em 6 de outubro.

Sobre os programas de incentivo

Escola da Família:

Criado em agosto de 2003, o programa proporciona a abertura das escolas da rede estadual de ensino aos finais de semana para toda a comunidade oferecendo atividades nas áreas de esporte, cultura, saúde e trabalho. O universitário voluntário que participar destes eventos receberá uma bolsa de 100% de gratuidade, sendo 50% da mensalidade paga pelo estado (limitada a R$ 310) e 50% financiado pela instituição de ensino superior.

Para mais informações sobre o programa, acesse: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br

Residência Educacional:

Trata-se de um novo modelo de estágio, com o objetivo de fortalecer a formação de professores pelas instituições de ensino superior. Neste programa, os bolsistas atuam em escolas consideradas de maior vulnerabilidade nos aspectos socioeconômicos e de aprendizagem. Durante a seleção, os universitários passam por um processo seletivo promovido pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), que aplicará aos participantes uma prova de conhecimentos gerais, língua portuguesa e matemática.

Entre os requisitos estão: frequentar um curso de licenciatura devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação, que contemplem as disciplinas da matriz curricular dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais. A oportunidade é exclusiva para os alunos de licenciaturas.

O estágio terá duração de 12 meses, prorrogável por mais um ano. A carga horária diária será de até 6 horas, não ultrapassando 15 horas semanais. O estagiário receberá por mês R$480,00 e até R$180,00 de auxílio transporte.

Mais informações podem ser obtidas pelo site:

Última atualização ( Qui, 18 de Julho de 2013 17:23 )