Home Projeto do UNIFEB busca melhorar o Ensino de Ciências Utilizando Brincadeiras e Jogos durante a Festa do Peão de Barretos

Arena da Ciência é um projeto realizado pelo ISE e estará localizado no Parque do Peãozinho, entre os dias 16 e 25 de Agosto, das 9h às 16h. Expectativa é de que seis mil alunos de escolas de Barretos e região passem pelo local.

Realizado desde 2011, envolvendo todas as licenciaturas do Instituto Superior de Educação (ISE) do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), o Projeto Arena da Ciência trará diversas novidades, entre os dias 16 e 25 de agosto, no Parque do Peãozinho durante a Festa do Peão de 2013.
Segundo a diretora do ISE, Ana Leonor Santos Junqueira Franco, o Arena da Ciência é fruto de uma parceria entre o UNIFEB, com a associação Os Independentes e a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer. Ainda de acordo com Ana Leonor, o projeto tem como objetivo principal o resgate pelo gosto da experimentação e descoberta.

A expectativa é que neste ano, o espaço reúna pelo menos seis mil alunos de escolas de Barretos e região. Todas as atividades serão acompanhadas por alunos e professores dos seis cursos de licenciatura oferecidos pelo UNIFEB, sendo eles, Educação Física, Física, Biologia, Matemática, Pedagogia e Química.

Para a diretora do ISE, o Arena da Ciência tem o compromisso educacional de promover a compreensão dos processos envolvidos na construção do saber, maior interação com o contexto social e com o patrimônio cultural. “Atualmente os processos de ensino-aprendizagem não ocorrem apenas no contexto escolar, mas abrangem reflexões de âmbito social e político para que seja possível a formação de indivíduos capazes de participar criticamente na sociedade para transformá-la”, disse.

Confira algumas das ações que serão realizadas no Arena da Ciência:

Educação Física – Realização de jogos e brincadeiras ao ar livre com cordas, bolas, camas elásticas, jogos e atividades com auxílio de videogame.

Física - Interação com fenômenos naturais do cotidiano, como eletricidade, ilusão de ótica com equipamentos como o gerador de Van der Graaff, disco voador, conservação do momento angular, Rádio Galena, fonte de Heron, motor elétrico e associação de espelhos planos.

Biologia – Estudo de peças anatômicas dissecadas pelos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas do UNIFEB.
- Conhecer particularidades dos animais invertebrados por meio de coleções zoológicas
- Observar um ecossistema por meio de um aquário
- Demonstração de um ecossistema terrestre degradado
- Contato com uma maquete de casa sustentável

Matemática – Realização de exercícios que estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico e de habilidades motoras de forma lúdica com atividades como Torre de Hanói, Sudoku, Quadro Mágico, Jogo da Velha e Jogo dos Sinais.

Pedagogia - Os alunos da Pedagogia do UNIFEB serão responsáveis pela promoção e a interação entre as diferentes áreas da Ciência além de desenvolverem brinquedos educativos com as crianças visitantes. Irão trabalhar com a arte de contar histórias. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores.

Química – Os alunos e professores realizarão experimentos que mostram as transformações químicas de forma a despertar a curiosidade e estimular o caráter investigatório e motivar alunos e professores, como síntese de espuma, garrafa azul, tornado, foguete de CO2, vulcão de dicromato, tinta mágica e amoeba.

Fotos em anexo. Arena da Ciência em 2012 durante a Festa do Peão de Barretos.

Última atualização ( Seg, 12 de Agosto de 2013 20:55 )