Home “Reforma política começa pela consciência”, diz cientista político Humberto Dantas

A reforma política brasileira foi tema de palestra ministrada pelo cientista político Humberto Dantas, nesta segunda-feira, dia 11, no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb). Aberta para toda a população, a palestra contou com apoio da REDEVIDA de Televisão e integrou a programação do Núcleo Buscando Soluções, projeto desenvolvido pelo Unifeb com o intuito de proporcionar um amplo debate e reflexão com toda a população de Barretos e região sobre as questões políticas e de cidadania em todas as esferas.

Na presença de alunos, munícipes e autoridades locais, Dantas abordou a responsabilidade do executivo, legislativo, judiciário, partidos políticos e principalmente sociedade civil em prol das mudanças políticas do Brasil, citou e comentou sobre dois projetos de iniciativa popular sobre questões eleitorais, sendo a lei 9840/99 que pune a compra de votos e o uso da máquina administrativa em benefício de campanha e o projeto Ficha Limpa, além de destacar conquistas que influenciam diretamente na transparência eleitoral, “Este é um grupo que tem conquistas maravilhosas, como a prestação de contas em campanhas”, enfatizou.

Durante a palestra, Humberto Dantas evidenciou a importância da preparação da sociedade para que o país avance no aspecto político, “Quanto mais preparada a sociedade for, menor a probabilidade de mudanças radicais. A reforma começa pela consciência. A verdadeira reforma política está em discutir política, entender política, e participar politicamente”, enfatizou.

Fotos em anexo. Crédito Nivaldo Junior.

Última atualização ( Ter, 12 de Novembro de 2013 18:14 )