Reitor do UNIFEB, Reginaldo da Silva, recebe prêmio “Zumbi dos Palmares”
Home Reitor do UNIFEB, Reginaldo da Silva, recebe prêmio “Zumbi dos Palmares”

Reitor do UNIFEB, Reginaldo da Silva, recebe prêmio “Zumbi dos Palmares”

A entrega da homenagem ocorreu durante a semana da Consciência Negra de Barretos .

A noite do dia 23 de novembro foi muito especial para o reitor do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), o professor Dr. Reginaldo da Silva. Ele e a dirigente do Conselho da Comunidade Negra, Elisa Lucas Rodrigues, receberam o prêmio “Zumbi dos Palmares” da Câmara Municipal de Barretos.
Como novembro é o mês da Consciência Negra e com o objetivo de homenagear as pessoas que trabalham na luta contra a discriminação racial e que são exemplos positivos para a comunidade negra, o vereador Olímpio Jorge Nabem, “Euripinho”, criou no início deste ano a lei que institui o prêmio "Zumbi dos Palmares" que será outorgado anualmente a duas pessoas indicadas por uma comissão formada por representantes da comunidade.

Em seu discurso, Dr. Reginaldo explicou a trajetória de “Zumbi dos Palmares”, que foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. O atual reitor do UNIFEB que já foi secretário da Educação de Barretos e vereador foi enfático: “não devemos esquecer a escravidão, mas sim superar e refletir”, afirmou. Em relação a ser escolhido para receber o prêmio nesta primeira edição da homenagem, ele agradeceu, “receber esse prêmio tem uma importância muito grande para mim, pois representa o reconhecimento de uma luta pelos direitos da comunidade negra que iniciei quando criança. É motivo de muito orgulho e de muita honra”. Ainda afirmou, “a luta continua e o trabalho que venho desenvolvendo no UNIFEB objetiva ampliar as oportunidades de educação não só para os negros, mas para a comunidade em geral”, salientou.

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Emanoel Carvalho, os vereadores Juninho Leite, Aparecido Cipriano, Paulo Corrêa, Euripinho Naben e o vereador e prefeito eleito Guilherme Ávila, representantes da Pastoral Afro do Bom Jesus, autoridades da cidade, membros da comunidade acadêmica do UNIFEB e convidados. O evento também contou com a apresentação do Coral Bravíssimo, que emocionou o público presente.

Crédito para Tininho Junior.

Última atualização ( Ter, 27 de Novembro de 2012 19:24 )