Seminário
Home I Seminário de Metodologias e Práticas Educacionais Inovadoras
E-mail Imprimir PDF

Apresentação


Apresentação 

 

A prática pedagógica é um acontecimento que permeia o dia-a-dia do professor e que é construída de maneira paulatina, reflexiva e solitária dentro dos ambientes de ensino entre professores e alunos. Das dificuldades inerentes ao ofício, surge a necessidade de mudanças, adequações e novas formas de se atingir o aluno, promover o aprendizado e de, enfim, alcançar os objetivos propostos dentro da complexidade do cenário socioeconômico atual. 

Conforme Gadotti (2000, p.04), nos tempos atuais
(...) a educação apresenta- se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações.

Nesse processo, existe uma riqueza muito grande de experiências pontuais, de dentro (e fora) da sala de aula, significativas, mas que não são de conhecimento comum ou, então, existem de forma pouco sistematizadas.

Nesse sentido, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPe) propõe um evento que, além de promover a organização e a troca de vivências e experiências concretas de novas formas de ensino, pode significar a oportunidade de aprofundamento e inovação dos conhecimentos e práticas já existentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no UNIFEB com práticas mais complexas, colaborativas e dialógicas.

Como prática pedagógica, neste evento, entendem-se, conforme a concepção de Saviani (2009), todos os aspectos envolvidos no contexto educativo entre docentes – conhecimento - instituição e alunos, que se inserem em contextos de ensino e particularmente do ensino superior.

Quanto ao teor das contribuições dos docentes da casa, pretende-se focar todo o leque de possibilidades de práticas pedagógicas pontuais (ou não), a partir de diferentes níveis de abordagens, desde aquelas que se restringem a um relato de técnica pedagógica específica sem maior fundamentação teórica, como aquelas de alcance ontológico. A título de localização dos diversos níveis de abordagem ou articulação epistemológica dos trabalhos a serem apresentados, cita-se a classificação sugerida por GAMBOA (2002) :

a) quanto ao nível técnico: restringe-se ao relato das técnicas de ensino proposto;

b) quanto ao nível metodológico: além do relato, deve ocorrer a explicação quanto à articulação dos diferentes elementos da prática proposta em forma de um procedimento; isto implica uma comparação da proposta com outras semelhantes;

c) quanto ao nível teórico: refere-se à utilização de autores que fundamentam a prática proposta;

d) quanto ao nível epistemológico: consiste na análise dos pressupostos científicos e/ou lógicos da prática proposta.

Para o registro e divulgação dos conteúdos apresentados, solicita-se a entrega de um resumo expandido (conforme indicação em anexo) e uma apresentação em banner. A compilação destes resumos pode resultar em uma publicação própria do seminário, a ser divulgada tanto na intranet para os professores como por meio de publicação externa.  

Objetivo do Evento

O objetivo consiste em oportunizar o diálogo e a troca de conhecimentos pedagógicos no âmbito do ensino superior em um evento dentro do UNIFEB com foco voltado para o próprio corpo docente, na perspectiva de contribuir para formas de ações educacionais mais progressistas, democráticas, holísticas, populares, etnoeducativas, formais e não formais.

Como viabilização da proposta, sugere-se a organização do Evento e o seu registro em forma de um Seminário, de um dia, com a finalidade de transmissão, debate, atualização, divulgação e compartilhamento de conhecimentos, técnicas e práticas dos docentes do UNIFEB. 

Objetivos Específicos 

- oferecer visibilidade a experiências pedagógicas positivas;
- troca de experiências entre o corpo docente;
- favorecer oportunidade de publicação de trabalhos pelo corpo docente do UNIFEB
entre outros. 

Data e Local

- 26 de novembro, quarta-feira, das 14:30 às 17 horas, na sala A4 (em frente à biblioteca)

Comissão Organizadora

- Profª Drª. Caren E. Studer
- Profª Ms. Silvia E. Bortolo
- Profª Drª.Terezinha M. Martincowski

Apoio

Pró-Reitoria de Graduação
Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPe)

Temas

- Utilização de Ferramentas Informatizadas
- Técnicas de Ensino Presencial

Programação

- 14h30: abertura cultural;
- 14h45: breve apresentação dos banners;
- 16h: confraternização e finalização.

Inscrição dos Trabalhos

As inscrições devem contemplar resumo expandido eletrônico e banner impresso. 

Prazos

10 de novembro (2a.-f)

Entrega do resumo expandido* (conforme modelo em anexo) , por  email, para a Renatinha da Prograd – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

10 a 17 de  novembro

Análise da Comissão Científica do Seminário

18 de  novembro (3a.-f)

Devolutiva dos trabalhos, quando se fizer necessário

25 de novembro (3a.-f)

Entrega final por e-mail, e do banner impresso na Prograd com Renatinha

Certificado

Serão certificadas as várias instâncias de trabalho e participação no Seminário
Contamos com a participação de vocês, para possibilitar reflexões e crescimento profissional de todos e de cada um em particular.

Bibliografia

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação.São Paulo Perspec. [online]. 2000, v.14, n.2 Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200002&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0102-8839. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392000000200002. Acesso em: 02set. de 2014.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas/SP: Autores Associados, 2009.
GAMBOA, S. S. Tendências epistemológicas: dos tecnicismos e outros “ismos” aos paradigmas científicos. In:SANTOS FILHO, J. C. dos; GAMBOA, S. S. (org.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2002. p. 60 – 83.

Corpo Editorial

   
  
Corpo Editorial

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS
Pró-Reitoria de Graduação - Núcleo de Apoio Pedagógico (NAPe)

Profª Drª. Caren E. Studer ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
Profª Ms. Silvia E. Bortolo ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
Profª Drª. Terezinha M.Martincowski ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) .

 

Normas para Publicação


 
Normas para Publicação 

- O resumo expandido deverá ser apresentado em no máximo três laudas no total. Os itens do texto são os descritos no modelo.

- Devem ser consideradas as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT 6023.

- O texto deverá ser justificado com margens sup./esq. 3 x 3 cm e inf./dir. 2 x 2cm, espaçamento entre linhas simples. As citações longas, com mais de três linhas, devem ser apresentadas de forma destacada, entrando mais 4 cm da margem esquerda, com espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10, sem necessidade de aspas. As citações com até três linhas, são feitas no corpo do texto, entre aspas. Nos dois casos, respeitar as citações da fonte, segundo as normas da ABNT.

- O TÍTULO do trabalho deve ser sucinto, fonte tamanho 14, negrito, centralizado.

- O RESUMO deve ter no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras, apresentado como parágrafo único, como uma síntese do conteúdo dos demais itens.

- As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas com qualidade gráfica com boa visibilidade, inclusive para boa reprodução. Devem ser apresentadas no corpo do texto.

- A revisão ortográfica é de suma importância e de responsabilidade dos autores, e pode ser critério de não aceitação do trabalho.


Contato


Contato

UNIFEB - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

 

 

Nome

 
  e-mail  
  Cidade   Estado

Mensagem
 
 

 



Av: Prof Roberto Frade Monte, 389
CEP: 14783-226 - Barretos - SP - Brasil
Fone: 55 (17) 3321-6411 Fax (17) 3322-6205
e-maiil: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  


Última atualização ( Sex, 22 de Janeiro de 2016 19:16 )