Unifeb comemora 50 anos e inaugura Totem nesta quinta-feira, dia 04
Home Unifeb comemora 50 anos e inaugura Totem nesta quinta-feira, dia 04

Unifeb comemora 50 anos e inaugura Totem nesta quinta-feira, dia 04

Acontece nesta quinta-feira, dia 04, às 09h, no pátio de entrada ao Tetro Jorge Andrade, a inauguração do Totem alusivo aos 50 anos da FEB - Fundação Educacional de Barretos, hoje Unifeb - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Criado pelo engenheiro da V Turma de Engenharia Civil da instituição, Arnaldo Bortolo, o monumento foi viabilizado por profissionais formados pela instituição.

Com 2 metros de altura, a obra foi construída em frente ao Teatro Jorge Andrade e utiliza os três elementos nobres da engenharia, sendo a madeira, o aço e o concreto, numa homenagem à engenharia civil, curso âncora da instituição, implantado em 1966. As galerias de reitores e ex-alunos apoiadores do monumento, também compõem a obra.
A solenidade contará com a presença dos atuais professores e técnicos-administrativos, além de ex-funcionários, ex-membros do Conselho Diretor, ex-diretores das faculdades isoladas, autoridades e pessoas que ajudaram a escrever a história de cinquenta anos de formação profissional em Barretos.

Graduado pela instituição em 1974, Arnaldo Bortolo é o responsável pelo projeto. Responsável por grandes projetos residenciais, industriais e também obras públicas, o engenheiro considera a obra um símbolo para a instituição.

Ao todo a obra custou R$ 16 mil, recurso disponibilizado por ex-alunos da instituição que hoje lideram entidades e empresas privadas. Viabilizaram a obra, os engenheiros Luiz Antônio Zamperlini, João Paulo de Almeida Nogueira, João Roberto Duarte, Nilson Orrico Prado, Eduardo Aranha Pinto Alves, José Antônio Barcellos de Carvalho, Luiz Antônio Monteiro de Barros e Ana Lúcia de Carvalho Marcondes, as empresas HM Engenharia, Marka Soluções Pré-fabricadas e a Associação Barretense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (ABEAA).

Unifeb: Há 50 anos formando profissionais de excelência e de espírito humanístico

O pioneirismo do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – Unifeb começou em 25 de agosto de 1964, por meio da Lei Municipal 1032 que autorizou a criação da Fundação Educacional de Barretos, assinada em praça pública pelo então prefeito João Batista da Rocha. Naquela década, pouquíssimas eram as faculdades no interior do país uma vez que o investimento em estrutura e a falta de mão de obra docente qualificada eram duas agravantes. Com uma trajetória histórica de cinco décadas de avanço institucional e educacional, os primeiros cursos implantados foram os de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica que até hoje são referência na formação desses profissionais. Agora, com vinte e seis cursos oferecidos nos períodos diurnos, noturnos e em tempo integral, colabora com o aprimoramento e a qualificação mantendo o mesmo espírito de excelência e ensino humanístico nos quais teve origem.

Com crescimento sólido e padrão de ensino consolidado, a instituição já inseriu mais de 15 mil profissionais que estão presentes em todos os estados brasileiros e também nos cinco continentes do mundo, com ex-alunos ocupando os principais cargos de liderança e de gestão, tanto no setor público como na iniciativa privada.

Com a democratização da educação em todos os níveis, o Unifeb, em Barretos, oferece desde Ensino fundamental II (6º a 9º ano) até o curso de Mestrado “stricto sensu” em Ciências Odontológicas - passando por cursos de nível médio, técnico-profissionalizantes, graduação, diversos cursos de pós-graduação, extensão e atualização. O campus conta com salas climatizadas e com equipamentos tecnológicos, mais de 90 laboratórios didáticos multidisciplinares, biblioteca com mais de 65 mil títulos para pesquisa atualizados, clínicas odontológicas modernas, Núcleo de Práticas Jurídicas com JEC – Juizado Especial Cível, Farmácia Escola e programas e convênios de intercâmbio educacional, que possibilitam ao aluno que passa pela instituição um universo de possibilidades para adquirir e ampliar conhecimento.

Ainda hoje, o grande diferencial do Unifeb é o corpo docente formado por mais de 400 professores - sendo 85% mestres e doutores, com tempo de dedicação integral ao aluno, decorrendo daí a relação humanizada que garante a melhor formação e aumenta o nível de empregabilidade, uma vez que antes mesmo de concluírem o curso de graduação os alunos já são aderidos pelo mercado de trabalho.

Articulando o aprendizado em sala de aula, com atividades práticas, pesquisa científica e extensão universitária a FEB, hoje Unifeb, contribui significativamente na formação de lideranças empresariais e acadêmicas, e por consequência, no desenvolvimento do país.

Acesse o site www.unifeb.edu.br e conheça um pouco mais da mais tradicional instituição de ensino de Barretos e região.
Última atualização ( Ter, 02 de Setembro de 2014 19:03 )