UNIFEB estimula acesso ao ensino superior através de programas governamentais
Home UNIFEB estimula acesso ao ensino superior através de programas governamentais

UNIFEB estimula acesso ao ensino superior através de programas governamentais

Mais de 1,5 mil alunos que estudam no Centro Universitário têm apoio dos programas

A comissão permanente de vestibular do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), sob orientação da Reitoria, está realizando um trabalho específico de divulgação sobre as facilidades de acesso ao ensino superior através dos programas governamentais – PROUNI (Programa Universidade para Todos), FIES (Financiamento Ensino Superior) e Escola da Família.
A ação, que inclusive está sendo intensificada durante a campanha de vestibular, ganhou o selo: “O Ensino Superior ao Alcance de Todos”, a fim de despertar nos alunos e seus familiares a importância de buscar informações destes financiamentos educacionais.

De acordo com o reitor da instituição – professor Reginaldo da Silva, “os programas governamentais de acesso ao ensino superior são oportunidades para o aluno mudar de vida e começar uma história de sucesso. Por isto fizemos questão de criar o selo, que está em todos os materiais da campanha”, declarou.

O PROUNI e o FIES são programas do Governo Federal que visam a qualificação da população para obtenção de melhores níveis de empregos e salários no mercado de trabalho, para melhorar o setor produtivo brasileiro. Cerca de 600 alunos do UNIFEB têm bolsas de 100% do PROUNI e 1 mil estudantes têm financiamento do FIES.

Para concorrer a uma bolsa do PROUNI, o estudante deve participar do Enem, obter a nota mínima nesse exame, estabelecida pelo MEC. Deve, também, ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, e satisfazer a outras destas condições.

O FIES destina-se a estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação, que estão regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior – IES não gratuitas, devidamente cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Além disso, para receber o financiamento (de 50 a 100%) o estudante não pode estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), nem já ter sido beneficiado pelo FIES. A única forma de ingresso no Programa é mediante participação em Processo Seletivo de candidatos ao financiamento, de modo a garantir a democratização do acesso ao FIES e, consequentemente, ao ensino superior.

Já o programa Escola da Família do Governo de São Paulo atende às necessidades das escolas públicas. Pela segunda vez esse programa é desenvolvido no UNIFEB e já atende cerca de 20 alunos matriculados em cursos de licenciatura. Os alunos participantes do Programa Escola da Família prestam serviços de educação e lazer em escolas aos finais de semana. Para participar o candidato dever ter concluído o Ensino Médio, estar regularmente matriculado em curso de graduação de Instituição Privada de Ensino Superior, no caso do UNIFEB, somente cursos de licenciatura, conveniada com o Programa Bolsa Universidade, ter interesse e disponibilidade para desenvolver as atividades do Programa nas Escolas Públicas Estaduais ou Municipais, cumprindo a carga horária de 12h aos finais de semana, entre outras exigências.

Segundo o representante dos programas governamentais do UNIFEB – Marcos Remiro, “esses programas são um importante suporte que o governo oferece para atender uma necessidade financeira momentânea dos alunos, incentivando o estudo e a formação. Aliado a isso, o UNIFEB realiza trabalho de motivação com apoio constante ao aluno”, completa.

Em anexo foto do representante dos programas governamentais do UNIFEB – Marcos Remiro. Crédito para Nivaldo Gomes.

Crédito das Fotos: Nivaldo Gomes

Última atualização ( Seg, 05 de Novembro de 2012 19:32 )