Unifeb inaugura espaço de leitura para contadores de histórias
Home Unifeb inaugura espaço de leitura para contadores de histórias

Unifeb inaugura espaço de leitura para contadores de histórias

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), por meio da pró-reitoria de Extensão e Cultura, inaugurou nesta quinta-feira, dia 11, um espaço de leitura criado para contadores de histórias do curso Unifeb Aberto à Melhor Idade (UAMI). Fruto de um convênio firmado com o Consórcio Intermunicipal Culturando, que disponibilizou recurso no valor de 20 mil reais, o espaço denominado Mundo de Magia tem ambientação especial com sofás, almofadas, estantes e 440 novas obras de temas variados.

De acordo com a pró-reitora de extensão e cultura – Maria Paula Barcellos de Carvalho, entre as obras há clássicos da literatura infantil brasileira, documentários, livros de história da arte, entre outros. Durante a inauguração Maria Paula ressaltou o empenho de todos os professores envolvidos no projeto. Já a pró-reitora de graduação – Sissi Kawai Marcos, valorizou os participantes do UAMI, “tenho certeza que a aprovação de nosso projeto levou em conta as pessoas que estão envolvidas no UAMI. São pessoas que têm a própria história para contar, que têm muitas histórias para contar. Que a gente possa evoluir e ter um espaço cada vez mais adequado à esta grande iniciativa, pois tudo começa com a leitura”, disse Sissi Kawai. A coordenadora do projeto de formação de contadores de histórias - Terezinha Maia destacou a atuação do grupo na cidade e importância do espaço na instituição. “Este é um espaço de incentivo à leitura e de formação de leitores. Escolhemos a biblioteca pois ela é um universo de conhecimentos. Em virtude dos 26 cursos oferecidos pela instituição, temos na biblioteca um conhecimento técnico e científico diversificado, e agora também temos o conhecimento de vivência, de experiência, de criatividade e magia. Este contraste é muito salutar”, disse Maia. Para Sueli Fernandes, diretora de projetos do Consórcio Intermunicipal Culturando, entre os 22 projetos selecionados o “Contadores de Histórias” destaca-se pela criação de um espaço aconchegante e caloroso de partilha e valorização da terceira idade, “projetos executados com seriedade, como o do Unifeb, impactam positivamente as ações do Consórcio junto ao Ministério da Cultura”, destacou Sueli Fernandes.

Atualmente o grupo de contadores de histórias do Unifeb realiza contação de histórias na Casa Acolhedora Vovô Antônio e entidade Lar da Criança “Legionárias de Israel”, ambas em Barretos, porém a instituição deve ampliar a atuação dos contadores.

Fotos em anexo: Nivaldo Júnior.

Última atualização ( Sex, 12 de Setembro de 2014 18:48 )