Home Unifeb participa do Seminário Nacional do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (PASEM)

Por estar desenvolvendo, junto ao Instituto Superior de Educação - ISE, o Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, o Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb) participou do Seminário Nacional “Os Caminhos da Formação Docente no Mercosul”, realizado no início de abril, em Brasília. O evento é uma ação do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (PASEM), organizado pelo Ministério da Educação por meio de sua Assessoria Internacional em parceria com a coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

O PASEM é um programa formado pelos países Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina e é desenvolvido com recursos da União Europeia. Fazem parte desse programa o Brasil, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai. No caso do Brasil, a CAPES apresenta-se como parceira na organização. O principal objetivo do PASEM é contribuir para a melhoria da qualidade educativa por meio do fortalecimento da formação docente nos países que compõem esse programa.

No Seminário foram discutidas algumas ações já implementadas como as experiências com os Estágios de Intercâmbio Regional, que tem como objetivo constituir-se em espaço de aprendizagem compartilhado, estudos e análises de políticas e práticas vinculadas à formação e desenvolvimento profissional docente nos quatro países que formam o PASEM.

Segundo a coordenadora institucional do PIBID do ISE – professora Terezinha Maia Martincowski, o processo envolveu o acolhimento de professores universitários de outros países que vieram conhecer como se desenvolve o processo educacional no Brasil, da mesma forma que outros países também acolheram professores de outras localidades, sendo possível observar junto a instituições formadoras, escolas e organismos públicos o sistema educacional de instituições parceiras nesse programa. Ainda de acordo com a coordenadora, também foram apresentados os resultados de pesquisas realizadas quanto aos estudos “Melhoria da qualidade na formação docente no Mercosul”, coordenado por Alejandra Birgin, o estudo “Normatização do sistema de formação docente no Mercosul”, coordenado por Roxana Perazza, e o estudo “Planos de estudos da formação inicial e oferta de formação continuada no Mecosul”, coordenado por Andréa Aliaud. “Todos os trabalhos apresentaram dados comparativos dos quatro países, procurando identificar o perfil de cada um dos países”, disse.

“De forma geral, o Seminário teve a intenção de promover a reflexão sobre temas que se orientam para a proposição de políticas de formação docente de forma a pensar a integração regional no Mercosul, no que se refere a melhoria da qualidade na formação docente, a normatização dos sistemas e os planos de formação inicial e continuada”, observou a coordenadora institucional do PIBID do ISE – professora Terezinha Maia Martincowski.

Foto em anexo. Nivaldo Junior.

Última atualização ( Qui, 10 de Abril de 2014 18:50 )