UNIFEB realiza VI Torneio de Desafios Tecnológicos
Home UNIFEB realiza VI Torneio de Desafios Tecnológicos

UNIFEB realiza VI Torneio de Desafios Tecnológicos

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, foi realizado no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), o VI Torneio de Desafios Tecnológicos. A disputa, que envolveu alunos do curso de Engenharia Elétrica, foi organizada em duas categorias, a Arrancada e outra denominada Percurso.

Para as categorias, os estudantes criaram protótipos de carros, de acordo com o regulamento. A categoria arrancada é uma corrida com um percurso retilíneo e uma lombada eletrônica. O percurso é uma corrida mais técnica, onde os protótipos têm de percorrer autonomamente um circuito pré-definido e com alguns obstáculos, explicou Fábio." Os carros são movidos exclusivamente por energia elétrica. O peso e a medida de cada projeto são previamente determinados, assim como a limitação nos chassis dos protótipos”, explica o professor Fábio Luiz Viana, coordenador do curso de Engenharia Elétrica.

De acordo com o vice-coordenador do curso, professor Walter Henrique Bernardelli, o intuito do torneio foi desenvolver um protótipo de um veículo para percorrer uma trajetória pré-definida no menor tempo possível.“É uma competição de robôs inteligentes em que os estudantes colocam em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula”, explicou Walter.

A comissão organizadora do VI Torneio de Desafios Tecnológicos foi composta pelos alunos Bruno Morelli, Fernanda Goulart, Fabio Ferreira Bianco, José Augusto Fernandes, Luiz Fernando Malpica, Luana Rizzo, Marcos Paulo Calatroia, Thiago Marchetti e Vitor Mazula; e pelos professores de Engenharia Elétrica, Sérgio Ricardo de Jesus Oliveira, Fábio Luiz Viana, Marcos Eduardo Nepomuceno e Walter Henrique Bernardelli.

As equipes foram formadas por três alunos que participaram de duas etapas, sendo uma classificatória e outra final. Foram para etapa final seis equipes que apresentaram as maiores pontuações na etapa classificatória. As três maiores pontuações de cada categoria de competição ocuparam o pódio e receberam prêmios do VI Torneio de Desafios Tecnológicos. Cada membro das equipes vencedoras em cada categoria foram premiados. A equipe que ficou em 1° lugar recebeu tablets, em 2° lugar, Mp4s e em 3° lugar, pendrives. Todos os alunos inscritos e que efetivamente participaram da competição, receberam como prêmio adicional 15hs de atividades complementares.

Confira abaixo os vencedores deste ano:

Categoria Percurso

1º lugar - Equipe Bazinga
Alunos: Bruno de O. Kinoshita, Diego Alves Martins e Thales Guilherme Rollo (4o ano) 2º lugar - Equipe Dó de Rã
Alunos: Luiz Ricardo Sciana (1o ano), Paulo Eduardo Sciana e Vitor Scharra (2o ano) 3º lugar - Equipe Los Cucaracha
Alunos: Guilherme Henrique F. Lopes, Lucas Vinicius C. Soares e Rafael Ferro M. de Souza (3o ano)

Categoria Arrancada

1º lugar - Equipe Tornado
Alunos: Carlos M. Murakami, Manoel P. Lopes e Marcelo R. Santana (4o ano) 2º lugar - Equipe Pegue o pombo...De última hora

Alunos: Gustavo C. Agrela, Leandro P. Martins e Rafael D. Gaspar (4o ano) 3º lugar - Equipe Kakaroto

Alunos: Danilo Aguiar da Silva, Maicon Roberto S. e Thiago Marchetti (3o
ano)