Home UNIFEB sedia Congresso Internacional de Bem-Estar em Animais de Esporte: Equestre e Rodeio

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) sediará o primeiro Congresso Internacional de Bem–Estar em Animais de Esporte: Equestre e Rodeio, no dia 10 de Junho. Realizado pelo Grupo de Fomento e Estudo da Bovinocultura - (FEBOVI), o evento terá convidados do Brasil, Canadá e Estados Unidos, e programação que contemplará mesa redonda e quatro palestras que abordarão diversos assuntos relacionados ao bem-estar animal.
A programação contará com a participação de professores, profissionais e representantes de órgãos e instituições de defesa e proteção animal. O professor de bem-estar e comportamento animal da Universidade de Cagary – Canadá – Dr. Edward Pajor abrirá o evento às 09h, com o tema Senciência – Sentimento e Consciência do Animal. Às 10h, o professor da Unesp/Jaboticabal – Dr. Antonio de Queiroz Neto, abordará o tema Fisiologia do Exercício em Animais. Às 11h o professor, também da Unesp, – Dr. José Correa de Lacerda Neto "Juca" abordará o tema Parâmetros Usados para Avaliar o Equino Atleta em Provas de Enduro. Às 14h, o presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da PRCA – (Professional Rodeo Cowboys Association, EUA) – Dr. Douglas Corey tratará sobre Bem-Estar em Animais de Rodeio e em seguida haverá mesa redonda, moderada pelo professor da Unesp de Jaboticabal – Dr. Mateus Paranhos da Costa, com a participação dos palestrantes do evento, além da médica veterinária – Lilian D’Almeida Contijo e da representante da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) - Dra. Rosangela Ribeiro.

Gratuito e aberto à profissionais do segmento e interessados, o evento espera reunir grande número de participantes. Segundo a coordenadora do grupo FEBOVI e professora do UNIFEB – Dra. Maira Mattar, o intuito do Congresso é unir a academia com a prática, ou seja, transferir os conhecimentos gerados em estudos e pesquisas para o desenvolvimento dos esportes. Ela informa que durante a mesa redonda poderão ser debatidas ações que vão desde a criação dos animais até manejo durante a prática esportiva. “Além da preocupação em garantir e proteger o bem-estar animal, queremos levantar situações, problemas e encontrar soluções para beneficiar os animais esportistas, os competidores, além do aprimoramento do esporte para sua manutenção, e em alguns casos, para melhor aceitação pela sociedade”, disse.

O congresso pioneiro tem a colaboração do Grupo de Estudo e Pesquisa em Etologia e Ecologia Animal - ETCO, sediado em Jaboticabal, o apoio do UNIFEB - através dos cursos de Agronomia e Zootecnia, e também de Os Independentes.

Inscrições e outras informações podem ser obtidas através do email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Última atualização ( Seg, 20 de Maio de 2013 18:44 )