Home Unifeb será a primeira universidade a realizar audiências de conciliações fiscais no estado de São Paulo

O Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB,será a primeira instituição de ensino do Estado de São Paulo a realizar audiências para conciliações fiscais (tributárias). Os atendimentos acontecerão a partir do mês de abril, todas as terças e quintas-feiras no período da manhã, no campus da universidade.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do UNIFEB, Gustavo Casagrande Canheu, a iniciativa veio de encontro com a nova matriz curricular do curso de direito, que inclui, a partir deste ano, a disciplina de Prática Tributária e o alto número de processos do tipo - Segundo o TJ, o município é o terceiro do país em quantidade de audiências do tipo.

Entre os benefícios citados por Canheu, está o aprendizado prático para os alunos do centro universitário, pois a área tributária é uma das que os alunos concluintes podem escolher realizar na 2ª fase da OAB, além de estar entre as mais rentáveis do direito. Mesmo assim, não existe um escritório especializado no município. “É muito difícil para os nossos alunos terem contato prático com o direito tributário durante o curso. A realização das audiências dará uma visão única a todos eles sobre o dia a dia de um advogado tributarista.”, afirma.

Ainda segundo o professor, a expectativa é que com a divisão das audiências entre o Fórum e a universidade dobre o número de audiências agendadas, desafogando o judiciário local e beneficiando toda a população barretense.

Atendimentos anteriores

Em 2012, o Anexo do Juizado Especial Cível, localizado no UNIFEB, atendeu a 543 processos, realizando, em média, 30 audiências por semana, chegando a acordos em quase 50% dos casos.

O local conta com duas salas de audiência e toda a estrutura do Fórum, incluindo o sistema informatizado e todas as pessoas são atendidas por alunos rigorosamente selecionados e supervisionados por professores da instituição de ensino.

Última atualização ( Ter, 26 de Março de 2013 18:26 )