Universitários desenvolvem sistema de transmissão de energia sem fio
Home Universitários desenvolvem sistema de transmissão de energia sem fio

Universitários desenvolvem sistema de transmissão de energia sem fio

Poderia ser apenas estudo de um case sobre qualquer área da engenharia elétrica, mas os irmãos Carlos Carreira Mello e João Eduardo Carreira Mello, estudantes do quinto ano de engenharia elétrica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), decidiram ousar no Trabalho de Conclusão de Curso e confeccionaram um sistema de transmissão de energia sem fio. Desenvolvido em quatro meses, o protótipo foi aprovado pela banca examinadora do TCC e ficará à disposição da instituição para aulas práticas.

Segundo o orientador do trabalho, professor Marcos Nepomuceno, o sistema desenvolvido produz energia eletromagnética gerada através de duas bobinas construídas com fios de cobre de diâmetro reduzido, sendo que a primeira serve como fonte da eletricidade, enquanto a segunda capta a energia transmitida. Entre os materiais para construção do protótipo foram utilizadas duas fontes de corrente contínua, um osciloscópio, operador de funções matemáticas e um transmissor.

O equipamento desenvolvido pelos universitários transmite energia a curta distância, uma vez que o intuito do trabalho é demonstrativo. O funcionamento do mesmo exige apenas a aproximação de objetos ou equipamentos para que eles tenham sua energia carregada. Durante a apresentação do TCC os alunos aproximaram uma lâmpada que foi acesa pelo sistema. Orientador dos universitários, Marcos Nepomuceno destaca a importância do envolvimento dos alunos para a evolução da área com a construção de novas tecnologias, “quanto mais avançarmos tecnologicamente, mais diminuiremos o gasto de energia, proporcionando, consequentemente, maior comodidade e melhoria na qualidade de vida”, destacou.

Fotos: Vanderlei Ribeiro

Última atualização ( Sáb, 06 de Dezembro de 2014 18:35 )