Universitários desenvolvem sistema de transmissão de energia sem fio
Home Universitários desenvolvem sistema de transmissão de energia sem fio

Universitários desenvolvem sistema de transmissão de energia sem fio

E-mail Imprimir PDF

Poderia ser apenas estudo de um case sobre qualquer área da engenharia elétrica, mas os irmãos Carlos Carreira Mello e João Eduardo Carreira Mello, estudantes do quinto ano de engenharia elétrica do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), decidiram ousar no Trabalho de Conclusão de Curso e confeccionaram um sistema de transmissão de energia sem fio. Desenvolvido em quatro meses, o protótipo foi aprovado pela banca examinadora do TCC e ficará à disposição da instituição para aulas práticas.

Segundo o orientador do trabalho, professor Marcos Nepomuceno, o sistema desenvolvido produz energia eletromagnética gerada através de duas bobinas construídas com fios de cobre de diâmetro reduzido, sendo que a primeira serve como fonte da eletricidade, enquanto a segunda capta a energia transmitida. Entre os materiais para construção do protótipo foram utilizadas duas fontes de corrente contínua, um osciloscópio, operador de funções matemáticas e um transmissor.

O equipamento desenvolvido pelos universitários transmite energia a curta distância, uma vez que o intuito do trabalho é demonstrativo. O funcionamento do mesmo exige apenas a aproximação de objetos ou equipamentos para que eles tenham sua energia carregada. Durante a apresentação do TCC os alunos aproximaram uma lâmpada que foi acesa pelo sistema. Orientador dos universitários, Marcos Nepomuceno destaca a importância do envolvimento dos alunos para a evolução da área com a construção de novas tecnologias, “quanto mais avançarmos tecnologicamente, mais diminuiremos o gasto de energia, proporcionando, consequentemente, maior comodidade e melhoria na qualidade de vida”, destacou.


Fotos: Vanderlei Ribeiro

Fonte: Cia. da Mensagem
Última atualização ( Sáb, 06 de Dezembro de 2014 18:35 )